A criança na idade pré- escolar precisa explorar, descobrir, conhecer e experimentar para poder apropriar- se das peculiaridades do mundo a seu redor. É através das atividades que acontecem o desenvolvimento do pensamento e das habilidades psicomotoras.
Quanto mais ricas e variadas forem as oportunidades oferecidas à criança maior possibilidade ela terá de se desenvolver globalmente. As ações exploratórias são as primeiras atividades lúdicas do ser humano e são elas que subsidiam a construção do seu conhecimento.
Satisfazendo sua curiosidade, vai explorando, vivendo experiências e aprendendo. Manipular objetos é uma necessidade da criança que precisa ser atendida. Podar este prazer pode significar desestímulo a criantividade e a construção de um autoconceito positivo.
Assim sendo, é importante proporcionar- lhes recursos didáticos e materiais que desafien sua atenção e a convidem a interagir neste mundo da tecnologia. É necessário conhecimento por parte do educador para mostrar ao aluno como os brinquedos, jogos e outras atividades funcionam, para atrair a atenção da criança. Mas, em seguida, deixe que a curiosidade comande a atividade, porque ela é a mola verdadeira do processo de aprendizagem, portanto deve ser estimulada e respeitada.
Fonte: Percira, Natividade. Briquedoteca: jogos, brinquedos e brincadeiras. 2004.
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